Curta nossa página no Facebook!
Casa do Pequeno Cidadão Tire suas dúvidas sobre como a Casa funciona
Tire duas Dúvidas
Venha nos Visitar! Estamos de Portas Abertas!
Venha nos visitar!
Converse Conosco
Converse Conosco
Receba nossos Informativos e seu e-mail
Receba nossas Novidades
Caracterização do serviço de acolhimento

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

O abrigo é um serviço de proteção social especial de alta complexidade, previsto no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  Tem a finalidade de oferecer acolhida a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos e onze meses, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, respeitando-se os princípios legais da brevidade e excepcionalidade.  Funciona como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem/extensa ou o encaminhamento para família substituta (procedimento realizado através da Vara da Infância e da Juventude). Funciona 24 horas por dia.

Caracterização do serviço:

Oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As instituições devem oferecer ambiente acolhedor, estar inseridas na comunidade e ter aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e sócio-econômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado deve ser personalizado , em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Grupos de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco devem ser atendidos na mesma unidade. O acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou extensa, bem como a colocação em família substituta.

Usuários:

Crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses.

Objetivo:

Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Forma de acesso ao serviço:

Por determinação do Poder Judiciário e por requisição do Conselho Tutelar, sendo que neste último, a autoridade competente deverá ser comunicada conforme previsto no art. 93 do ECA.

Período de Funcionamento:

Ininterrupto, 24 horas diárias.

Unidade:

Espaços/ locais (cedidos, próprios ou locados), administrados por organizações sem fins lucrativos com características residenciais, sem placa de natureza institucional e endereço sigiloso para a preservação da identidade e integridade do público atendido, destinado a grupos de até 20 crianças e adolescentes.

 

Programa Portas Abertas Saiba como Colaborar Como ajudar com sua Nota Fiscal Paulista
Como ajudar com sua NF-e
Conheça alguns de nossos Parceiros

Saiba como sua empresa pode nos ajudar Conheça todos os nossos parceiros
Divulgue nossa causa compartilhando em sua rede de amigos:

ONDE ESTAMOS
Casa do Pequeno Cidadão N. Sra. Aparecida
CNPJ: 04.436.297/0001-93
R. Aliança Liberal, 84 – Vila Leopoldina - São Paulo – SP – CEP 05088-000
Tel. (11) 3837-9619
Tire suas dúvidas sobre como a Casa funciona
Tire duas Dúvidas
Venha nos Visitar! Estamos de Portas Abertas!
Venha nos visitar!
Converse Conosco
Converse Conosco
Receba nossos Informativos e seu e-mail
Receba nossas Novidades
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.