Apadrinhamento Afetivo 2019-03-08T16:06:27+00:00

Apadrinhamento Afetivo

O Apadrinhamento Afetivo é um programa para crianças e adolescentes acolhidos por determinação judicial, que visa o desenvolvimento de estratégias e ações para criar e estimular a manutenção de vínculos afetivos, ampliando, assim, as oportunidades de convivência familiar e comunitária dos mesmos.

É direcionado a maiores de 5 anos e prevê que padrinhos e madrinhas visitem, passeiem, passem os fins de semana ou feriados com a criança ou adolescente para oferecer-lhe, além da relação afetiva, uma referência de vida fora do abrigo.

O acompanhamento será feito sempre que se fizer necessário de maneira individual, além de reuniões mensais (com as crianças/adolescentes) e trimestrais (com padrinhos/madrinhas).           O objetivo dos encontros será verificar como cada um está entendendo, praticando e promovendo o apadrinhamento, bem como esclarecimentos e buscas de estratégias que se fizerem necessárias.

Os padrinhos/madrinhas de coração são escolhidos em função do perfil da criança/adolescente e do vínculo que ela já possui com o adulto. Por esse motivo, é um projeto exclusivamente interno.