Oficinas Teatrais 2019-03-08T16:04:54+00:00

Oficinas Teatrais

foto-diversaoO projeto de Oficina teatral acontece todos os sábados, no período da manhã e agrega um grupo de quinze crianças e pré-adolescentes. O objetivo central é sensibilizá-los para a descoberta da linguagem corporal, sonora, verbal, gestual, entre outras, como espaço de manifestação de linguagem e arte afim de que possam aprimorar através dessas ferramentas sua relação de participação como cidadãos no mundo.

O processo de trabalho é bastante lúdico e envolve uma dinâmica em que, através dos jogos teatrais, os participantes se envolvam, desinibindo e construindo um autoconhecimento de seu potencial solidificando suas relações com o grupo.

Dependendo do interesse e potencial humano para as atividades, pode-se chegar a um produto final: pequenas cenas, apresentações ou até mesmo a construção de uma peça de teatro. Várias experiências são feitas para proporcionar para as crianças um ambiente de conforto, separação dos participantes por faixa etária bem como momentos- a maioria- com todos juntos. Eles geralmente preferem ficar juntos e isso agrega valores de solidariedade e respeito ao outro através de cuidados com as necessidades de cada um.

O trabalho de Oficina teatral tem uma função terapêutica importante na linha de Arte-educação uma vez que as crianças, ao vivenciarem as experiências teatrais, acabam por explorar sua subjetividade e emoção colaborando para uma maior compreensão sobre sua ação no mundo em que vivemos.

A criação de redes de compreensão sobre as necessidades das crianças da Casa e o olhar arrazoado do educador, permitem interpretar o conjunto das necessidades de cada um, mostrando que através do choro, do pedido de colo, da gargalhada, da brincadeira e da “bagunça” existem pedidos de atenção que podem ser canalizados para a Arte e para o Teatro.

A Oficina fala através da Arte aquilo que não da para ser dito de outra forma.

Gisele Kolber Hamadani