Projeto Era uma vez completa 1 ano!

Início » Destaques na Home » Projeto Era uma vez completa 1 ano!

Em agosto, comemoramos o primeiro aniversário do Projeto Reconstruindo História – Era uma vez na casa do Pequeno Cidadão.

Baseado na metodologia de outros projetos nesta linha de atuação, o Era Uma Vez tem como objetivo fazer com que cada criança/adolescente construa um álbum com fotos, desenhos, mensagens, enfim, registre sua história passada, presente e planos para o futuro, contando com o auxílio de um voluntário. Esse voluntario participa inicialmente de uma formação composta por 5 encontros, ministrados pela equipe técnica do SAICA, nos quais são abordados temas relevantes como o histórico do acolhimento institucional no Brasil, motivos para o acolhimento institucional, ética, técnicas de construção do álbum. Após a formação completa, esse voluntário estará apto para iniciar o trabalho com as crianças/adolescentes, que consiste em comparecer semanalmente no abrigo para a realização dos encontros com eles nos quais irão conversar, brincar, fazer as páginas do seu álbum e ler diversas outras histórias.

Assim, além de resgatar a história da criança/adolescente, auxiliar na construção da sua identidade, oferecer um espaço individualizado de escuta e atenção, o Projeto Era uma vez também incentiva a leitura e a escrita.

Em um ano, tivemos 7 voluntárias formadas e atuantes no projeto e 20 crianças e adolescentes beneficiados!

Para comemorar o sucesso desse projeto, fizemos uma singela homenagem a essas voluntárias, pois sem elas não seria possível a realização do Era uma vez. Tivemos um bolo (gentilmente doado pela Sra. Natacha, da Sodiê Doces) e também uma retrospectiva, com fotos desse primeiro ano e depoimentos de crianças, adolescentes e famílias, repletos de carinho, reconhecimento e gratidão.

Nossos sinceros agradecimentos as voluntárias Ana Luiza de Castro, Simone Rezende, Beatriz Dutra, Rosângela Soares, Silvana Carbonari, Cecília Andrade e Bruna Buchman que com muito profissionalismo, dedicação e carinho contribuíram diretamente para o sucesso do projeto.

Agradecemos também o Sr. Paulo Galizia que investiu no nosso sonho e doou os álbuns para o nosso projeto.

As formações para voluntários do Era uma vez ocorrem anualmente. Faça uma visita em nossa casa e, caso se interesse pelo projeto, deixe seus contatos que avisaremos sobre as próximas turmas de formação de voluntários.

Você também pode contribuir com o Projeto Era Uma Vez através da doação das impressões de fotos, ou seja, a partir de R$ 3,00 você pode ajudar a manter o Projeto Era Uma Vez!

Djully Gallo | Psicóloga
Thais Herreiro | Assistente Social