Transformando Realidades

Início » Destaques na Home » Transformando Realidades

Em março de 2019, a Casa do Pequeno Cidadão recebeu a visita de Wânia Batista, pedagoga com especialização em consciência corporal, que apresentou seu projeto para a coordenação do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).

Segundo Wânia, “O projeto Transformando Realidades não consiste unicamente em práticas de extensão pedagógica, mas principalmente no aprender afetivo. Aprender a se organizar, sentir-se á vontade para se expressar, ter momentos para cuidar de si mesmo ao realizar uma atividade artística ou corporal, são importantes ferramentas para o desenvolvimento psicossocial”.

Como tornar o conteúdo acadêmico interessante, quando a vida para muitos está sem sentido, sem valor e sem amor próprio? Aprender envolve vontade, interesse e desejo de descobrir algo, reafirma a pedagoga.

Na sala do aprender afetivo podemos trabalhar de forma consciente para que o protagonismo da criança seja legitimado.Ser visto e ser cuidado é essencial. Trocar ameaça por entendimento e punição por consequência é um começo para que essas crianças aprendam.
“Quando você muda o foco, você consegue fazer com que a situação se reverta” (Wânia Batista).

A educadora social Solange Rosa de Lima foi uma das que abraçou a causa e iniciou a aplicação do projeto com as nossas crianças e adolescentes.
Solange resume a experiência da seguinte forma: “Está sendo um prazeroso desafio. Prazeroso, porque é com crianças e desafio porque não sou da área educacional. Porém, a ajuda do conteúdo passado pela Wânia, associado ao amor com que venho desempenhando cada aula, tem tornado este trabalho maravilhoso”.

Com a implementação desde projeto, pretendemos cada vez mais contribuir com o desenvolvimento dos nossos acolhidos para que consigam compreender por mais difícil que possa parecer, que eles tem valor, que são amados e que podem ser a DIFERENÇA NO MUNDO.

Renata Röosler