Há um ano, o SAICA Casa do Pequeno Cidadão, observando as demandas dos acolhidos em relação aos processos educativos, nos quais muitos apresentavam grande defasagem escolar, contratou uma pedagoga com o objetivo de suprir esta necessidade, e por meio de aulas de reforço, contribuir para o melhor aproveitamento e desempenho escolar. Entretanto, com as restrições e desafios impostos pela necessidade de isolamento social, e consequente suspensão das aulas presenciais, a pedagoga tornou-se uma importante ponte entre o aprendizado dos nossos acolhidos e as relações com as respectivas escolas. Em 2020, as unidades de ensino encaminhavam as atividades através das plataformas específicas, por e-mail ou outras redes sociais, cabendo à pedagoga explicar o conteúdo proposto e, após a realização das tarefas pelas crianças e adolescentes, encaminhá-las aos professores responsáveis.

Já em 2021, observou-se uma mudança em relação aos acompanhamentos das aulas das escolas públicas: novas plataformas foram disponibilizadas, os conteúdos são transmitidos através das aulas on-line (ao vivo com interação entre colegas e professores) e também conteúdos gravados, além de propostas das atividades a serem respondidas ao final de cada dia.

Para suprir toda a demanda dessa nova fase de ensino em casa, além da pedagoga, contamos com o apoio da equipe técnica do SAICA (que participa dos grupos de whatsapp, das reuniões, mantém o contato com a escola e orienta as educadoras, que por sua vez, acompanham as crianças assistindo as aulas do dia, motivando-as ao aprendizado).

Garantir o direito ao estudo também em época de pandemia é uma das prioridades do SAICA, e estamos superando este desafio, graças ao empenho de nossos funcionários, às doações de equipamentos que garantem o acesso a todo o conteúdo disponível e a continuidade de uma parceria muito próxima com as escolas onde nossas crianças e adolescentes estão matriculados.

Apesar de todas as dificuldades impostas, o momento atual tem nos permitido acompanhar o profissionalismo, dedicação e amor à profissão e aos alunos por parte dos professores, coordenadores e secretários das unidades escolares, buscando superar os desafios e limites a cada dia!

Por Djully Gallo